PARCERIA FAIR – FAIR

Fighting Against Inmates’ Radicalisation

763538 - FAIR - JUST-AG-2016/JUST-AG-2016-03 PROJECT NUMBER: 763538

  • Prevenir a radicalização violenta de reclusos.
  • Promover a desradicalização.
  • Facilitar a reintegração na sociedade.

PARCERIA FAIR

O FAIR combina 10 parceiros de 9 países europeus. O líder é a Fondazione Nuovo Villaggio del Fanciullo (IT), com experiência em gestão de ONGs, reabilitação de pessoas com problemas de dependência e sua reintegração no mercado de trabalho. A FNVF também faz treino, pesquisa, mediação em justiça criminal juvenil, atividades de escrita autobiográfica para reclusos e serviços de supervisão para menores estrangeiros não acompanhados. A FNVG coordena o projeto FAIR e conduz a preparação do modelo de centro de detenção alternativo para a reabilitação de detidos radicalizados. 

O desenvolvimento de conteúdo FAIR é fornecido por 3 instituições de pesquisa e educação;

O Arq Psychotrauma Expert Group (NL), um grupo de organizações para peritos em psicotrauma, que fornece uma avaliação das necessidades dos trabalhadores prisionais e analisa as melhores práticas europeias em medidas de prevenção e combate à radicalização violenta. No projecto FAIR, o ARQ, juntamente com The European Institute for Crime Prevention and Control, afiliado às Nações Unidas – HEUNI, promovem a troca internacional de informações sobre a prevenção e o controlo da criminalidade. O terceiro parceiro é a Universidade de Malta, University of Malta (MT) que, no âmbito, do seu “Programa de Educação Prisional e Reentrada”, coopera estreitamente com o Centro de Correção de Corradino, e fornece ao projeto FAIR grupos de discussão e treino para operacionais prisionais.

O conteúdo do projeto será apresentado em diversas plataformas, nomeadamente o website, a plataforma web participativa e o serviço de consulta on-line, desenvolvidos pelo EuroCoop, Institute for European Research and Development (SI). Este desenvolveu já diversas soluções em tecnologia da informação para grupos-alvo vulneráveis, especialmente reclusos e população Roma. O Eurocoop trabalha em estreita cooperação com o divulgador principal, o Social Innovation Fund – SIF (LT). Esta fundação possui experiência no apoio assistencial e social a reclusos em centros fora da prisão. É igualmente especialista em aconselhamento psicológico para grupos de risco (e.g., reclusos e migrantes).

O programa de treino FAIR e a plataforma web participativa e serviço de consulta on-line estão prototipados em 4 países parceiros, por: