Fighting Against Inmates’ Radicalisation

763538 - FAIR - JUST-AG-2016/JUST-AG-2016-03 PROJECT NUMBER: 763538

  • Prevenir a radicalização violenta de reclusos.
  • Promover a desradicalização.
  • Facilitar a reintegração na sociedade.

Radicalização

Radical: Se algo é considerado extremista ou muito diferente de qualquer coisa que veio antes dele, dizemos que é radical.

Radicalização é definida como a ação ou processo de fazer com que alguém adote posições radicais em questões políticas ou sociais.

 

Há outras duas palavras que muitas vezes associamos à radicalização:

Jihad: “esforço” ou “luta”. Os muçulmanos distinguem entre duas formas de Jihad: a Jihad interior, referindo-se à luta contra a tentação e para melhorar seu próprio caráter e a uma luta externa ou militante, que é travada para defender o Islão.

Extrema direita (a direita radical, a ala direita, extremismo de direita): a extrema direita é um rótulo político usado para identificar partidos e movimentos baseados em ideologias fascistas, racistas e/ou extremamente reacionárias. Oficialmente aqueles na extrema direita abraçam o conceito da “desigualdade do resultado”, significando que um grupo é naturalmente melhor do que outro. Eles também tendem a abraçar a desigualdade de oportunidade, bem como, favorecer conceitos como a segregação, ou a deportação em massa de pessoas não-brancas (ou, em geral, pessoas de outras etnias), ou às vezes até mesmo genocídio-embora às vezes estes mantenham estas visões ocultas, exceto quando comunicando anonimamente on-line. O rótulo “extrema direita” pode aplicar-se a tudo, desde monarquias absolutas ao nazismo, o que significa que muitos destes se opõem a outros na extrema-direita que têm uma idéia diferente do que a classe dominante deve ser.

 

Glossário:

  • Radicalização = a radicalização terrorista é entendida como o complexo fenómeno das pessoas que abraçam opiniões, visões e ideias que podem conduzir a cometer actos terroristas.
  • Materiais radicalizantes incluem literatura ou vídeos que são usados por radicais para incentivar ou reforçar outros a adoptar uma ideologia radical. Ver também Rumiyah.
Fairbot

Recomendamos estes dois artigos:

  • EIP Explainer: Understanding radicalisation

http://www.eip.org/en/news-events/eip-explainer-understanding-radicalisation

  • ‘All radicalisation is local’ The genesis and drawbacks of an elusive concept

http://www.egmontinstitute.be/content/uploads/2016/05/ep84.pdf?type=pdf

Veja o discurso do Comissário Europeu Jourová sobre a radicalização nas prisões (27.2.2018):

O Professor Jonathan Githens-Mazer do Instituto de estudos árabes e islâmicos de Exeter apresenta a sua visão sobre a questão da radicalização:

 

 

This is an interesting approach of tackling extremism, I advise you to take a look @Fighting extremism with animation:

I`m sharing a quote on de-radicalisation:

“I believe that preventing radicalisation is far more efficient than de-radicalisation, meaning stopping someone joining is a lot easier than trying to pull someone out once they’ve joined.”

Majjid Nawaz, British activist and politician